Rua Padre João Batista Reus 1700/2 - Porto Alegre - RS (51) 3105-9830 (51) 99862-4868 contato@cp2avaliacoes.eng.br

Laudos

Laudo Técnico de Inspeção Predial Inspeção de Estruturas Relatório Cautelar de Vizinhança Laudo de Ruído Ambiental Avaliação de Desempenho de Edificações Inspeção de Acessibilidade Vistoria de Entrega de Obras Vistoria de Recebimento de Obras

Laudo Técnico de Inspeção Predial

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através de da Lei Complementar 806/2016, estabelece a obrigatoriedade do LTIP para edificações com mais de cinco anos.

Uma das principais responsabilidades dos síndicos é a contratação de um engenheiro civil ou arquiteto especialista, para fazer a inspeção predial do edifício. Este procedimento é muito importante para não só avaliar o estado da edificação no momento do registro, mas, principalmente, tentar diagnosticar preventivamente possíveis problemas.

A inspeção predial em Porto Alegre, realizado pela CP2 Engenharia, visa inspecionar minuciosamente todos os elementos construtivos de uma edificação e embasar tecnicamente as decisões de prioridades de manutenção, baseadas nos graus de riscos e suas criticidades, além de orientar como executar futuras intervenções.

Os condomínios que optarem por não fazerem a vistoria ficarão sujeitos a multas, além de processos advindos de acidentes decorrentes da falta desta inspeção.

Laudos

Inspeção de Estruturas

Em uma obra, toda estrutura de concreto deverá passar por inspeções antes e depois de ser finalizada.

A inspeção rotineira é uma atividade que tem como objetivo avaliar o estado de conservação das estruturas de concreto, fornecendo diretrizes para uma manutenção eficaz e de custo-benefício adequado.

Recomendamos para a inspeção que a estrutura seja realizada visualmente sem utilização de recursos invasivos, com o uso de ferramentas adequadas, dependendo da exposição, como localização geográfica, condições de uso, manutenções e idade da edificação.

A inspeção de estruturas ajuda a determinar a capacidade de suportar cargas adicionais e resistir a danos estruturais. Além de indicar uma possível intervenção para uma mudança no uso ou na adequação da estrutura.

Laudos

Relatório Cautelar de Vizinhança

Documento necessário para identificar os seguintes litígios: rachaduras, infiltrações, fissuras e desabamentos.

O relatório cautelar de vizinhança apura o estado de conservação de imóveis próximos ao local de uma nova obra, atuando como garantia às reclamações por futuros danos e prejuízos indevidos.

Trata-se de um investimento com custo acessível, que fornece segurança às construtoras em situações extremas de embates judiciais com vizinhos e prova testemunhal de constatação inicial, além de ser argumento para o valor do seguro da obra.

A vistoria cautelar de vizinhança é fundamental para salvaguardar os interesses dos ocupantes (proprietários, inquilinos ou titular) dos imóveis vizinhos a obras concluídas, assim como dos incorporadores e construtores responsáveis por seus empreendimentos.

Laudos

Laudo de Ruído Ambiental

A poluição sonora nas grandes cidades consiste num dos grandes problemas da atualidade com impactos na saúde e bem estar de quem com ela convive. Existem normas técnicas e leis que determinam os limites toleráveis de ruídos, tanto diurnos e noturnos, como também a classificação do tipo de zona onde acontecem (zona residencial, mista e industrial).

Para descobrir se o som produzido por uma fonte sonora se encontra dentro dos limites permitidos, determina-se o nível sonoro produzido. O nível sonoro é medido pelo sonômetro ou decibelímetro, equipamentos que informam a intensidade na medida decibel (dB).

O laudo de ruído ambiental identifica as principais fontes sonoras, medindo sua intensidade e variação, conforme os padrões determinados pela NBR 10.151-2019 – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral.

As principais leis a serem atendidas pelo laudo são: a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA Nº 001 de 08 de março de 1990, Decreto Municipal nº 8185/83 e a LC 711/2013 da Prefeitura Municipal de P. Alegre. A fiscalização compete aos Municípios e qualquer ruído acima do permitido pode ser passível de multas.

Laudos

Avaliação de Desempenho de Edificações

A avaliação de desempenho de edificações tem como objetivo certificar as suas condições de habitabilidade, manutenibilidade e conforto.

A NBR 15575 é uma norma que trata do desempenho de edificações habitacionais e apresenta características indispensáveis de uma obra para o consumidor, com o objetivo de prezar pelo conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção, segurança estrutural e contra incêndios.

O Laudo de Avaliação de Desempenho de Edifícios será feito por meio de vistorias em campo, análise de projeto, análise de relatórios de ensaio, análise de registros e documentos que comprovem a caracterização dos elementos e componentes da edificação, assim como o desempenho de seus sistemas e subsistemas.

Laudos

Inspeção de Acessibilidade

Avaliação das condições técnicas e atendimento aos requisitos legais e normativos que levaram a gerar a falhas e irregularidades em todos os sistemas que requeira acessibilidade.

Define-se como acessibilidade a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaços, mobiliários, equipamentos urbanos e elementos. Devendo atender minimamente às disposições técnicas previstas nas leis federais de nº 10.048 e 10.098, ao decreto nº 5296 e às normas ABNT NBR 9050/2015 e 16537/2016.

Destaca-se que todas as intervenções que promovam acessibilidade devem ser realizadas de modo a garantir a todos o direito de ir e vir, com autonomia e segurança em locais públicos e privados. O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.

Laudos

Vistoria de Entrega de Obras

Trata-se de uma vistoria realizada por profissional qualificado e habilitado, quando contratado pelo incorporador ou construtor, que tem como objetivo verificar as condições construtivas de um dado empreendimento na sua entrega, de forma a analisar a sua conformidade com projetos, memoriais e demais documentos.

A vistoria deve ser contratada antes da entrega oficial do imóvel para que haja tempo de realizar as alterações indicadas no laudo. Para a construtora, é uma forma de verificar a manutenção de alto padrão de qualidade e satisfação dos seus clientes.

Laudos

Vistoria de Recebimento de Obras

Trata-se de uma vistoria realizada por profissional qualificado e habilitado, quando contratado pelo condomínio ou proprietário, que tem como objetivo verificar as condições construtivas de um dado empreendimento no seu recebimento, de forma a analisar a sua conformidade com projetos, memoriais e demais documentos.

O laudo de recebimento de obra fornece uma garantia ao comprador do imóvel com cláusulas contratuais não gerando passivos financeiros em assistência técnica no futuro.

Laudos
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial CP2 Engenharia www.cp2avaliacoes.eng.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×